A Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos da Primeira República brasileira

  • Renata Patricia Forain de Valentim Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bábara Albuquerque Pereira UERJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rafael Felipe Pires Leite UERJ/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Programas de ensino, Escola Normal do Distrito Federal, higienismo, eugenia, dialogia

Resumo

Nas transformações da sociedade brasileira entre o final do século XIX e início do XX, a Psicologia é apresentada pela Educação como uma base científica que subsidiaria a medição das funções cognitivas e a formação de professores para serem agentes do progresso social. A proposta deste estudo é analisar a presença da Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e também os termos e limites de sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos difundidos na primeira fase republicana brasileira. Na interpretação dos dados, foi utilizada a categoria bakhtiniana de dialogicidade, com base na qual identificamos que os programas estabelecem diálogos de ruptura com o discurso verticalizado da monarquia, porém, paradoxalmente, de apoio ao estabelecimento de novas formas de subordinação social.

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Biografia do Autor

Renata Patricia Forain de Valentim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em Psicologia. Docente do departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade do Estado do Ro de Janeiro
Bábara Albuquerque Pereira, UERJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Discente no Programa de Pós graduação em Psicologia Social
Rafael Felipe Pires Leite, UERJ/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Discente. Graduação em Psicologia.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
Valentim, R. P. F. de, Pereira, B. A., & Leite, R. F. P. (2016). A Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos da Primeira República brasileira. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 111 - 132/ 133 . Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40770