Jovens indígenas nas universidades brasileiras: alguns aspectos históricos e interculturais

  • Sueli Barros da Ressurreição Universidade Federal da Bahia (UFBA)e Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sonia Maria Rocha Sampaio UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)
Palavras-chave: Indígenas, Educação superior, Sistema de cotas, Educação intercultural

Resumo

Este artigo tem como propósito analisar alguns aspectos históricos e interculturais que configuram o acesso de jovens indígenas à educação superior no Brasil. Expõe um breve
histórico sobre a presença dessa população, seu pertencimento étnico e a conquista da cidadania neste país, com o foco na educação. Reflete estudos que analisam a condição de estudantes indígenas que ingressam na educação superior e a luta pela sua permanência na universidade pública. Essa luta enseja o debate sobre o papel social e formativo dessa instituição e a necessidade de sistematizar políticas que atendam à demanda desse novo
estudante na perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Barros da Ressurreição, Universidade Federal da Bahia (UFBA)e Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Psicóloga,mestre en Educação.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (POSPSI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE/UFBA), Salvador-Bahia/ Brasil

Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador-Bahia/ Brasil

 

Sonia Maria Rocha Sampaio, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), Salvador-Bahia/ Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (POSPSI/UFBA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE/UFBA), Salvador-Bahia/ Brasil

Publicado
2015-09-01
Como Citar
Ressurreição, S. B. da, & Sampaio, S. M. R. (2015). Jovens indígenas nas universidades brasileiras: alguns aspectos históricos e interculturais. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 109 - 139. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40785