A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o Curso Normal (1940 – 1960/ Brasil-Portugal)
Resumo
Os manuais escolares se firmaram, no Brasil e em Portugal,para uso de professores e alunos desde os finais do século XIXe se consolidaram ao longo do século XX como instrumentos/objetos da cultura escolar. Este texto analisa um manual escolarproduzido no Brasil em 1955 – Lições de Pedagogia, 1º ano,de Aquiles Archêro Júnior –, para uso nas Escolas Normaisque, nas prescrições para o ato de ler, dialogou com um manualproduzido em Portugal em 1949, com circulação no Brasil —A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana. A investigaçãocentra-se nas prescrições para o ensino da leitura na escola eprocura ressaltar como os autores integraram conhecimentosque contribuíram para fazer da leitura um saber escolarizado.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.