A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o Curso Normal (1940 – 1960/ Brasil-Portugal)

  • Maria Teresa Santos Cunha UDESC
Palavras-chave: Manuais escolares, Leitura, Cultura escolar, História da educação.

Resumo

Os manuais escolares se firmaram, no Brasil e em Portugal,para uso de professores e alunos desde os finais do século XIXe se consolidaram ao longo do século XX como instrumentos/objetos da cultura escolar. Este texto analisa um manual escolarproduzido no Brasil em 1955 – Lições de Pedagogia, 1º ano,de Aquiles Archêro Júnior –, para uso nas Escolas Normaisque, nas prescrições para o ato de ler, dialogou com um manualproduzido em Portugal em 1949, com circulação no Brasil —A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana. A investigaçãocentra-se nas prescrições para o ensino da leitura na escola eprocura ressaltar como os autores integraram conhecimentosque contribuíram para fazer da leitura um saber escolarizado.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC

Doutora em Educação, História e Filosofia pela Universidade de São Paulo(USP). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).Bolsista Produtividade do CNPq. Grupo de Pesquisa CNPq: Sociedade, Memória,Educação.

Publicado
2017-12-03
Como Citar
Cunha, M. T. S. (2017). A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o Curso Normal (1940 – 1960/ Brasil-Portugal). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 285-309. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40799