Educação adventista: origem, desenvolvimento e expansão

  • Patrick Vieira Ferreira Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP
  • Roger Marchesini de Quadros Souza Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo, SP
Palavras-chave: História da Educação, educação adventista, educação confessional

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato histórico da origem, do desenvolvimento e da consolidação da Rede Adventista de Educação, o que implica analisar seu surgimento, sua filosofia de ensino e a gênesis dessa rede confessional que há mais de um século atua no cenário educacional brasileiro. Na investigação, cujo método é de natureza bibliográfica, estão incluídos os principais teóricos da história da educação brasileira, bem como historiadores adventistas, que permitiram resgatar os fatos dessa história. Dessa forma, a pesquisa conseguiu situar a Rede de Educação Adventista no contexto histórico brasileiro e identificou os adventistas do sétimo dia como grupo religioso e como agentes no campo da educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Vieira Ferreira, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP

Mestre em Educação pela UMESP (2016), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (2008) e graduação em Teologia - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (2008), Especializado em Gestão Educacional e Capelania Escolar. Coaching Profissional certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Atualmente trabalha no corpo administrativo em escolas da Educação Adventista.

Roger Marchesini de Quadros Souza, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo, SP
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982), especialização em Supervisão Escolar na Faculdade de Filosofia e letras de São Bernardo do Campo, Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo, também ministrando aulas e Supervisionando a Elaboração dos TCC's no Curso de Pedagogia EaD. Leciona disciplinas de Política e Gestão Educacionais em diversas licenciaturas. Ministra a Disciplina Didática do Ensino Superior em Pós-Graduação Lato Sensu na UGF e é Supervisor de TCC's do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UMESP. Tem Orientado Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado, além de participar em Bancas de Qualificação e Defesa em Pós-Graduação.Tem se dedicado em suas pesquisas, principalmente, aos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Fracasso Escolar, Sociologia da Educação. Atua como Coordenador de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES - UMESP) envolvendo a participação das Licenciaturas da UMESP e escolas Públicas do Município de Mauá, de São Bernardo do Campo e do Estado de São Paulo
Publicado
2018-03-20
Como Citar
Ferreira, P. V., & Souza, R. M. de Q. (2018). Educação adventista: origem, desenvolvimento e expansão. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e001. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42085