Educación adventista: origen, desarrollo y expansión

  • Patrick Vieira Ferreira Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP
  • Roger Marchesini de Quadros Souza Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo, SP
Palabras clave: historia de la educación, educación adventista, educación confesional

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar un breve relato histórico del origen, desarrollo e consolidación de la Red Adventista de Educación. De este modo, será posible conocer sobre su surgimiento, así como su filosofía de enseñanza y las génesis de esta red confesional que hace más de un siglo actúa en el escenario educacional brasileño. El método de la investigación incluye el análisis bibliográfico de los principales teóricos de la historia de la educación brasileña y rescata hechos citados por historiadores adventistas. La investigación consiguió ubicar la Red de Educación Adventista en el contexto histórico brasileño e identificó los adventistas del séptimo día como grupo religioso y como agentes en el campo de la educación escolar.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Patrick Vieira Ferreira, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP

Mestre em Educação pela UMESP (2016), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (2008) e graduação em Teologia - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (2008), Especializado em Gestão Educacional e Capelania Escolar. Coaching Profissional certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Atualmente trabalha no corpo administrativo em escolas da Educação Adventista.

Roger Marchesini de Quadros Souza, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo, SP
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982), especialização em Supervisão Escolar na Faculdade de Filosofia e letras de São Bernardo do Campo, Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo, também ministrando aulas e Supervisionando a Elaboração dos TCC's no Curso de Pedagogia EaD. Leciona disciplinas de Política e Gestão Educacionais em diversas licenciaturas. Ministra a Disciplina Didática do Ensino Superior em Pós-Graduação Lato Sensu na UGF e é Supervisor de TCC's do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UMESP. Tem Orientado Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado, além de participar em Bancas de Qualificação e Defesa em Pós-Graduação.Tem se dedicado em suas pesquisas, principalmente, aos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Fracasso Escolar, Sociologia da Educação. Atua como Coordenador de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES - UMESP) envolvendo a participação das Licenciaturas da UMESP e escolas Públicas do Município de Mauá, de São Bernardo do Campo e do Estado de São Paulo
Publicado
2018-03-20
Cómo citar
Ferreira, P. V., & Souza, R. M. de Q. (2018). Educación adventista: origen, desarrollo y expansión. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e001. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42085
Sección
Artículo original