Condição humana e educabilidade: um problema nuclear das teorias educacionais clássicas

Palavras-chave: perfectibilidade, educabilidade, multiplicidade do interesse, instrução educativa, plasticidade

Resumo

O diálogo vivo e criativo com a tradição pedagógica é um recurso poderoso para a construção de ferramentas conceituais apropriadas que dão solidez teórica ao campo pedagógico, capacitando-o para compreender a atualidade educacional. No âmbito da tradição pedagógica clássica, o vínculo entre condição humana e teoria educacional constitui-se no fio condutor indispensável para se investigar o processo formativo educacional humano e elaborar propostas pedagógicas à realidade educacional. O presente ensaio procura investigar, na tradição pedagógica clássica, conceitos educacionais nucleares, visando problematizar a relação entre condição humana e teoria educacional. Desse modo, trata, em Jean-Jacques Rousseau, da imbricação entre perfectibilidade e educabilidade do amor próprio; em Johann Friedrich Herbart, do vínculo entre multiplicidade do interesse e instrução educativa; e, por fim, em John Dewey, do nexo entre plasticidade da condição humana e educabilidade.

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Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Cláudio Almir Dalbosco possui Doutorado pela Universidade de Kassel/Alemanha e pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do Cebrap - São Paulo; professor titular da universidade de Passo Fundo - UPF/RS; orientador de mestrado e doutorado no PPGEdu da mesma Universidade; principais publicações em livros: Kant & a educação, pela Editora Autêntica (2011)/ Educação Natural em Rousseau, pela Editora Cortez (2011); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau, pela Edições Loyola (2016).

Principais publicações em periódicos internacionais: Die sprachliche Konstitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung, na Revista Padagogische Rundschau, Alemanha, 2014; Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo, pela Revista Educação & Sociedade (2015); A história como experiência formativa em Rousseau. Revista Brasileira de Educação (2016); Conditio humana und tugendhafte Willensbildung: Untiefen der Anerkennung bei Rousseau und Honneth, na Revista Vierteljahrsschrift für wissenschaftliche Pädagogik, Alemanha (2018).

Publicado
2018-05-19
Como Citar
Dalbosco, C. A. (2018). Condição humana e educabilidade: um problema nuclear das teorias educacionais clássicas. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e013. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42908