Juno, a mulher transparente de Dresden. A história de um modelo anatômico feminino

Palavras-chave: ensino de ciências, nacional-socialismo, eugenia, estética, cultura material

Resumo

A ‘mulher de transparente de Dresden’ é um modelo anatômico feminino, criado pelo Deutsches Hygiene-Museum de Dresden (1936). Modelo didático científico, feito de plástico cellon; ícone do movimento eugenista; criado como metáfora da superação da corporeidade associada à impureza; metáfora da organização social do trabalho; resultado de pesquisas preocupadas com a função das mulheres na sociedade. Estudam-se as alterações de significados que esse objeto foi adquirindo em diferentes contextos históricos, levando-se em conta os interesses pedagógicos e científicos registrados como regras estéticas que coordenavam a sua visualidade. Para o estudo, foram consultados documentos textuais e tridimensionais, localizados em diferentes arquivos e museus, dentre eles, a própria peça e seu manual de instrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katya Mitsuko Zuquim Braghini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Katya Mitsuko Zuquim Braghini é professora e pesquisadora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS/PUC-SP). Coordena o Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). É pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES-GEPHE-UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História (GEPICH - UNIFESP).  Investigadora asociada ao Programa de Investigación “Escolarización. Perspectivas históricas, pedagógicas y políticas de la educación” da Universidade Nacional de La Plata - Argentina, coordenados pelos professores Myriam Southwell e Eduardo Galak.

Publicado
2019-05-18
Como Citar
Braghini, K. M. Z. (2019). Juno, a mulher transparente de Dresden. A história de um modelo anatômico feminino. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e020. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42915