Juno, a mulher transparente de Dresden. A história de um modelo anatômico feminino

Résumé

A ‘mulher de transparente de Dresden’ é um modelo anatômico feminino, criado pelo Deutsches Hygiene-Museum de Dresden (1936). Modelo didático científico, feito de plástico cellon; ícone do movimento eugenista; criado como metáfora da superação da corporeidade associada à impureza; metáfora da organização social do trabalho; resultado de pesquisas preocupadas com a função das mulheres na sociedade. Estudam-se as alterações de significados que esse objeto foi adquirindo em diferentes contextos históricos, levando-se em conta os interesses pedagógicos e científicos registrados como regras estéticas que coordenavam a sua visualidade. Para o estudo, foram consultados documentos textuais e tridimensionais, localizados em diferentes arquivos e museus, dentre eles, a própria peça e seu manual de instrução.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Katya Mitsuko Zuquim Braghini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Katya Mitsuko Zuquim Braghini é professora e pesquisadora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS/PUC-SP). Coordena o Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). É pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisas sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES-GEPHE-UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História (GEPICH - UNIFESP).  Investigadora asociada ao Programa de Investigación “Escolarización. Perspectivas históricas, pedagógicas y políticas de la educación” da Universidade Nacional de La Plata - Argentina, coordenados pelos professores Myriam Southwell e Eduardo Galak.

Publiée
2019-05-18
Comment citer
Braghini, K. M. Z. (2019). Juno, a mulher transparente de Dresden. A história de um modelo anatômico feminino. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e020. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42915