Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história

  • Halferd Carlos Ribeiro Junior Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria do Carmo Martins
Palavras-chave: história do currículo, ensino secundário, ensino de história, regulação social

Resumo

Trata-se da análise da Reforma Curricular de 1951, com foco na disciplina história para o curso ginasial, tendo por escopo compreender como a construção da proposta de ensino da disciplina imbricou-se à dinâmica da democracia brasileira e à expansão da escola secundária no período. São enfatizadas nesse processo de construção as relações interinstitucionais envolvendo a Congregação do Colégio Pedro II e o Ministério da Educação e Saúde e, examinados os pressupostos teóricos e metodológicos que compõem o conhecimento disciplinar, em uma abordagem sociocultural (Popkewitz, 1997), percebendo interesses de distintos setores sociais e intelectuais na construção do debate sobre as finalidades desse ensino.

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Publicado
2018-12-27
Como Citar
Ribeiro Junior, H. C., & Martins, M. do C. (2018). Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e045. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42978