Metodologia de ensino de língua portuguesa na formação docente: incursão em um corpus de manuais pedagógicos

  • Sandoval Nonato USP
Palavras-chave: didáticas disciplinares, formação do professor, manuais pedagógicos, metodologia de ensino de língua portuguesa

Resumo

Este estudo propõe qualificar o estatuto da ‘Metodologia de ensino de língua portuguesa’ como componente curricular da formação do professor de língua portuguesa. Para tanto, inicialmente, procede à reconstituição panorâmica do percurso histórico de evolução da formação docente em interface com a emergência das didáticas disciplinares. Em seguida, com base em aportes teóricos dos campos da história e didática das disciplinas escolares e da linguística aplicada, entre outros, descreve e analisa um corpus de três manuais pedagógicos, publicados entre 1949 e 1958, no Brasil, assinalando os modos pelos quais, nesses manuais, busca-se construir a especificidade da ‘Metodologia de ensino de língua portuguesa’ com relação às demais disciplinas de formação docente.

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Biografia do Autor

Sandoval Nonato, USP

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP, 2008). Doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas, 2004), com estágio doutoral em Teoria do Discurso (Universidade de Paris 12, Val-de-Marne, 2002). Estágio pós-doutoral em Didática de Línguas (Universidade de Genebra, 2006). Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas, 1999). Licenciatura em Letras/Habilitação Língua Portuguesa (Universidade Federal do Pará, 1997). Curso de Habilitação para o Magistério 1a. a 4a. séries do Primeiro Grau (Colégio São Francisco Xavier, 1992). Membro do Grupo de Trabalho Linguística do Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem na Prática Escolar (LIPRE, FE-USP). Autor de A exposição oral nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Cortez Editora, 2012) e Recontando histórias na escola (Martins Fontes, 2003). Experiência em Linguística Aplicada, Linguística Textual e Ensino-Aprendizagem (Métodos e Técnicas de Ensino). Estuda a produção e a recepção de gêneros textuais na escola, a formação e o trabalho do professor de língua portuguesa. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Nonato, S. (2019). Metodologia de ensino de língua portuguesa na formação docente: incursão em um corpus de manuais pedagógicos. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e077. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46357