Para instruir a mocidade: lógica e moral em lições no compêndio de filosofia, de José Soriano de Souza

Palavras-chave: livros escolares, filosofia, professor-autor, ensino secundário

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo apresentar algumas considerações sobre duas lições presentes no compêndio Lições de philosophia elementar racional e moral, de José Soriano de Souza, publicado em 1871 na cidade do Recife. Ele destinou a maior parte da sua vida às atividades intelectuais e públicas. Seus estudos básicos ocorreram no Lyceu Provincial da Parahyba do Norte. Em seguida formou-se em medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1860), e, por fim, em filosofia (1866), pela Universidade de Louvain, na Bélgica. Foi lente catedrático da Faculdade de Direito do Recife onde lecionou as disciplinas direito público e constitucional, direito natural e direito romano. Após movimentado concurso (1867), obteve a cadeira de filosofia do Gymnásio Pernambucanona qual teve como concorrente Tobias Barreto, uma figura já conhecida naquela época. A partir dessa obra, temos como objetivo analisar entre as lições presentes no compêndio, duas, sendo uma delas sobre lógica e a outra sobre a moral. Com isso, observamos que o autor participou da produção de saberes por meio de prescrições contidas nas lições que analisamos, interferindo na cultura escolar inerente à instituição na qual lecionava.

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Biografia do Autor

Anderson Santos, Pontifícia Universidade Católica
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mestre em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016). Graduado em História pela Universidade Tiradentes - UNIT (2013). Membro dos grupos de pesquisa Instituições Escolares no Brasil (GPIEB) e de História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a História dos Manuais Escolares e das Disciplinas Escolares.
Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Pós- Doutorado pela Universidade de Salamanca/Es. Foi Secretaria da Sociedade Brasileira de História da Educação de outubro de 2007 a outubro de 2011. Atualmente é professora titular do Programa de Pós- Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Líder do Grupo de pesquisa "História das Instituições Escolares no Brasil". Tem experiência na área de Educação, História da Educação, nos seguintes temas: formação de professores e ideário educativo, manuais escolares, disciplinas escolares e escola primária.

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Santos, A., & Teixeira Corrêa, R. L. (2019). Para instruir a mocidade: lógica e moral em lições no compêndio de filosofia, de José Soriano de Souza. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e080. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46619