História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca

  • Juan Carlo Cruz Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)UFRN http://orcid.org/0000-0003-3727-389X
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-4217-2914
Palavras-chave: História da Educação Profissional, Historiografia, Intelectuais, Método Histórico

Resumo

No presente trabalho realizamos uma análise historiográfica da obra História do ensino industrial no Brasil, de autoria do educador-engenheiro Celso Suckow da Fonseca (1905-1966). Utilizamos o método histórico, conforme descrito por Rüsen (2015), buscando compreender os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam a obra. Os entendimentos de intelectual, lugar social e escrita da história são referenciais para a análise da fonte. Diante da sua atuação em diversos papéis no campo da educação profissional no Brasil, Suckow apresenta indícios de sua escrita engajada.  A partir das matrizes interpretativas, propostas por Xavier (2011), apontamos elementos da matriz político-institucional na obra analisada, mas concomitantemente às matrizes sociológica e político-ideológicas. 

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Biografia do Autor

Juan Carlo Cruz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)UFRN

Juan Carlo da Cruz Silva possui licenciatura e bacharelado em Matemática pela UFRN, é mestre em Matemática pela UFPB e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN onde realiza pesquisas na interface dos campos da História da Educação Matemática e História da Educação Profissional a partir da História das Disciplinas Escolares. Foi professor substituto da UFRN e desde 2009 é professor do quadro permanente do IFRN. Tem experiência em Matemática e em Educação Matemática, onde estuda História da Matemática e suas aplicações no ensino e na construção do conhecimento; saberes docentes na formação de professores à Educação Profissional e interdisciplinaridade no ensino de Matemática. 

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Olivia Morais de Medeiros Neta possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora do Centro de Educação da UFRN e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America (ISSN 2596-0113). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, história e espaços, teoria e metodologia, historiografia e educação profissional. 

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Publicado
2019-10-14
Como Citar
Silva, J. C. C., & Medeiros Neta, O. M. de. (2019). História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca . Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e091. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47151