História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca

  • Juan Carlo Cruz Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)UFRN http://orcid.org/0000-0003-3727-389X
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-4217-2914
Keywords: history of vocational education, historiography, intellectuals, historical method

Abstract

The present study performed a historiographic analysis of the work História do ensino industrial no Brasil, by the educator-engineer Celso Suckow da Fonseca (1905-1966). We used the historical method as described by Rüsen (2015), seeking to understand the theoretical and methodological assumptions that guides the work. The understandings of intellectual, social place and the writing of history are references for the analysis of the source. Given his work in various roles in the field of Vocational Education in Brazil, Suckow presents evidence of his engaged writing. From the interpretative matrices proposed by Xavier (2011), we point out elements of the political-institutional matrix in the work analyzed, but concomitantly with the sociological and political-ideological matrices.

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Author Biographies

Juan Carlo Cruz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)UFRN

Juan Carlo da Cruz Silva possui licenciatura e bacharelado em Matemática pela UFRN, é mestre em Matemática pela UFPB e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN onde realiza pesquisas na interface dos campos da História da Educação Matemática e História da Educação Profissional a partir da História das Disciplinas Escolares. Foi professor substituto da UFRN e desde 2009 é professor do quadro permanente do IFRN. Tem experiência em Matemática e em Educação Matemática, onde estuda História da Matemática e suas aplicações no ensino e na construção do conhecimento; saberes docentes na formação de professores à Educação Profissional e interdisciplinaridade no ensino de Matemática. 

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Olivia Morais de Medeiros Neta possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora do Centro de Educação da UFRN e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America (ISSN 2596-0113). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, história e espaços, teoria e metodologia, historiografia e educação profissional. 

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Published
2019-10-14
How to Cite
Silva, J. C. C., & Medeiros Neta, O. M. de. (2019). História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca . Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e091. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47151
Section
Original research