História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca

  • Juan Carlo Cruz Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)UFRN http://orcid.org/0000-0003-3727-389X
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-4217-2914
Palabras clave: historia de la educación profesional, historiografía, intelectuales, método histórico

Resumen

En el presente trabajo realizamos un análisis historiográfico de la obra História do ensino industrial no Brasil, de autoría del educador-ingeniero Celso Suckow da Fonseca (1905-1966). Utilizamos el método histórico, según descrito por Rüsen (2015), buscando comprender los presupuestos teórico-metodológicos que guiaron la obra. Los entendimientos de intelectual, lugar social y escritura de la historia son referenciales para el análisis de la fuente. Ante su actuación en diversos papeles en el campo de la Educación Profesional en Brasil, Suckow presenta en su obra indicios de su escritura comprometida. A partir de las matrices interpretativas, propuestas por Xavier (2011), señalamos elementos de la matriz político-institucional en la obra analizada, pero concomitantemente a las matrices sociológicas y político-ideológicas. 

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Biografía del autor/a

Juan Carlo Cruz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)UFRN

Juan Carlo da Cruz Silva possui licenciatura e bacharelado em Matemática pela UFRN, é mestre em Matemática pela UFPB e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN onde realiza pesquisas na interface dos campos da História da Educação Matemática e História da Educação Profissional a partir da História das Disciplinas Escolares. Foi professor substituto da UFRN e desde 2009 é professor do quadro permanente do IFRN. Tem experiência em Matemática e em Educação Matemática, onde estuda História da Matemática e suas aplicações no ensino e na construção do conhecimento; saberes docentes na formação de professores à Educação Profissional e interdisciplinaridade no ensino de Matemática. 

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Olivia Morais de Medeiros Neta possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora do Centro de Educação da UFRN e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America (ISSN 2596-0113). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, história e espaços, teoria e metodologia, historiografia e educação profissional. 

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Publicado
2019-10-14
Cómo citar
Silva, J. C. C., & Medeiros Neta, O. M. de. (2019). História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca . Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e091. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47151
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