Controle e fiscalização do ensino no Pará: a inspeção escolar no início do século XX

Palavras-chave: Inspeção Escolar, Instrução pública, Legislação escolar

Resumo

Este artigo trata da educação no Pará na Primeira República e visa ao estudo da inspeção escolar no início do século XX. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa histórica a partir de fontes disponíveis no arquivo público e na biblioteca paraense, assim como um levantamento bibliográfico, consultando obras contemporâneas, de modo a construir uma revisão da literatura produzida sobre o assunto. As graves preocupações dos governadores com a consolidação do novo sistema de instrução tiveram papel primordial na inspeção, dada a importância e o poder consignados nas atribuições definidas pelo Regulamento Geral do Ensino.

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Biografia do Autor

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, atua no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB/UFPA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

Suellem Pantoja, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

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Publicado
2019-11-25
Como Citar
Damasceno, A., & Pantoja, S. (2019). Controle e fiscalização do ensino no Pará: a inspeção escolar no início do século XX. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e093. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48103