O rádio cativo nas escolas radiofônicas

um artefato cultural de ensino para os caboclos ‘ingênuos’ na Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961- 1971)

Palavras-chave: Rádio cativo, Cultura material escolar, Sentidos da recepção auditiva.

Resumo

O presente artigo analisa os sentidos e significados do rádio cativo para os caboclos ingênuos nas escolas radiofônicas da Prelazia do Guamá, Amazônia paraense (1961-1971). Para isso, a metodologia utilizada foi a abordagem da Nova História Cultural. As fontes foram identificadas no Tribunal de Contas da Diocese de Bragança com seus respectivos ‘livros de tombo’, dentre outras. Desse modo, foi diagnosticado que o rádio cativo operava enquanto um objeto de consumo e ensino para alfabetizar e escolarizar os caboclos ingênuos, jovens e adultos. Assim, a partir dos resultados, é fato que o funcionamento do rádio cativo nas escolas radiofônicas está associado a outros artefatos culturais, tais como as antenas, as castanhas, os fios de cobre e os transmissores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Bragança

Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA - (2008). Especialista em Saberes Culturais e Educação Amazônica - (UFPA, 2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade Estadual do Pará - PPGED/UEPA - (2014). Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação PPGED/ICED/UFPA - (2019). Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA). 

Referências

Barnabitas no Brasil 100 anos. (2003). Bragança, PA: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura.

Bourdieu, P. (2010). O poder simbólico (13a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1961-1965). Acervo do Centro de Documentação Professor Casemiro dos Reis Filho. Arquivo do MEB/Nacional. Recuperado de: http://www.pucsp.br/cedic/principais/quem_somos/historia.htm

Certeau, M. (2014). A invenção do cotidiano (Vol. 1, 22a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Certeau, M. (2010). As produções do lugar. In M. Certeau (Org.), A escrita da história (2a ed., p. 60-85). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Chartier, R. (1990). A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa, PT: DIFEL. Contas da Cúria da Diocese de Bragança (Vol. IV).

Coimbra, O. (2003). A denúncia de Frei Betto: o drama de católicos perseguidos em 64 começa a vir à tona. In O. Coimbra. Dom Alberto Ramos mandou prender seus padres: a denúncia de Frei Betto contra o Arcebispo do Pará, em 1964 (p. 17-22). Belém, PA: Paka-Tatu.

Curso prático de eletrônica em geral. (2019). Recuperado de: https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/4/4d/ApostilaPraticaEG

Escolano, A. B. (2017). A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alínea.

Fávero, O. (2006). Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB-Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados.

Feitosa, J. R. B., & Bitencourt, R. B.(2014). História da EAD no sertão pernambucano: o rádio e o movimento de educação de base. 2014.Recuperado de: http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2014/03_historia_da_ead_no_sertao_pt.pdf

Figuras diversas: livros de tombo (1972). (n.d.). Cúria Diocesana de Bragança.

Frago, A. V. (1995). História de la educación e história cultural. Revista Brasileira de História da Educação, 1(0), 63-82.

Gaspar da Silva, V., & Petry, M. G. (Org.). (2012). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis, SC: Insular.

A história da Philips, a rainha holandesa das mídias [vídeo]. 2018. Recuperado de: https://www.tecmundo.com.br/mercado/125514-historia-philips-rainha-midias-video.htm

Horta, J. S. B. (1972). Histórico do rádio educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC/Rio, (10), 73-123.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (1960). Dividir para conhecer: as diversas divisões regionais do Brasil. Recuperado de: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, (1), 9-43.

Livro de tombo exames supletivos (1976 -1981). (n.d.). Secretaria do SERB.

Livro de tombo: histórias do SERB (1957-1980). (n.d.). Cúria Diocesana de Bragança.

Maciel, R. A. (2015). Sistema educativo radiofônico de Bragança: saberes da prática educativa na educação de jovens e adultos (1960 – 1970) (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Belém.

Minayo, M. C. (Org.). (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (18a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Mundo das Marcas: a história da Philips. (2006). Recuperado de: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/philips-lets-make-things-better.htm

Nunes, C., & Carvalho, M. M. C. (2005). Historiografia da educação e fontes. In J. G. Gondra (Org.), Pesquisa em história da educação no Brasil (p. 509-523). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

Prelazia do Guamá: livro do tombo (1971-1979). (n.d.). (Vol. IV). Cúria Diocesana de Bragança.

Prelazia: livro de tombo (1947-1964). (n.d.). Cúria Diocesana de Bragança.

Rodrigues, C. I. (2006). Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença. Novos Cadernos NAEA, 9(1), 119-130.

Scocuglia, A. C. (2006). Rádio e educação popular no Brasil (1959-1967). In A. C. Scocuglia & C. J. S. Machado (Org.), Pesquisa e historiografia da educação brasileira (p. 161-188). Campinas, SP: Autores Associados.

Souza, R. F. (2007). História da cultura material escolar: um balanço inicial. In M. L. Bencosta (Org.), Culturas escolares e práticas educativas: itinerários históricos (p. 163-187). São Paulo, SP: Cortez.

Vidal, D. G. (2009). No interior da sala de aula: ensaio sobre culturas e práticas escolares. Revista Currículo sem Fronteiras, (9) 1, 25-41

Publicado
2020-06-29
Como Citar
Maciel, R. A. (2020). O rádio cativo nas escolas radiofônicas . Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e116. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48649