The captive radio in radio schools
a culture artefact of knowledge to ‘naïve’ caboclos in the Prelature of Guamá, Pará’s Amazon (1961-1971)
Abstract
This article analyzes the senses and meanings of captive radio for naive caboclos in radio schools in the Prelature of Guamá, in the Amazon of Pará (1961-1971). For this, the methodology used was the New Cultural History approach. The sources were identified in the Audit Court of the Diocese of Bragança with their respective ‘tombo books’, among others. In this way, it was diagnosed that the captive radio operated as an object of consumption and teaching to teach and educate naive caboclos, young people and adults. Thus, from the results, it is a fact that the operation of captive radio in radio schools is associated with other cultural artifacts, such as: antennas, chestnuts, copper wires and transmitters.
Downloads
References
Barnabitas no Brasil 100 anos. (2003). Bragança, PA: Sociedade Brasiliense de Ação e cultura.
Bourdieu, P. (2010). O poder simbólico (13a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1961-1965). Acervo do Centro de Documentação Professor Casemiro dos Reis Filho. Arquivo do MEB/Nacional. Recuperado de: http://www.pucsp.br/cedic/principais/quem_somos/historia.htm
Certeau, M. (2014). A invenção do cotidiano (Vol. 1, 22a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Certeau, M. (2010). As produções do lugar. In M. Certeau (Org.), A escrita da história (2a ed., p. 60-85). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.
Chartier, R. (1990). A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa, PT: DIFEL. Contas da Cúria da Diocese de Bragança (Vol. IV).
Coimbra, O. (2003). A denúncia de Frei Betto: o drama de católicos perseguidos em 64 começa a vir à tona. In O. Coimbra. Dom Alberto Ramos mandou prender seus padres: a denúncia de Frei Betto contra o Arcebispo do Pará, em 1964 (p. 17-22). Belém, PA: Paka-Tatu.
Curso prático de eletrônica em geral. (2019). Recuperado de: https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/4/4d/ApostilaPraticaEG
Escolano, A. B. (2017). A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alínea.
Fávero, O. (2006). Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB-Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, SP: Autores Associados.
Feitosa, J. R. B., & Bitencourt, R. B.(2014). História da EAD no sertão pernambucano: o rádio e o movimento de educação de base. 2014.Recuperado de: http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2014/03_historia_da_ead_no_sertao_pt.pdf
Figuras diversas: livros de tombo (1972). (n.d.). Cúria Diocesana de Bragança.
Frago, A. V. (1995). História de la educación e história cultural. Revista Brasileira de História da Educação, 1(0), 63-82.
Gaspar da Silva, V., & Petry, M. G. (Org.). (2012). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis, SC: Insular.
A história da Philips, a rainha holandesa das mídias [vídeo]. 2018. Recuperado de: https://www.tecmundo.com.br/mercado/125514-historia-philips-rainha-midias-video.htm
Horta, J. S. B. (1972). Histórico do rádio educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC/Rio, (10), 73-123.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (1960). Dividir para conhecer: as diversas divisões regionais do Brasil. Recuperado de: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, (1), 9-43.
Livro de tombo exames supletivos (1976 -1981). (n.d.). Secretaria do SERB.
Livro de tombo: histórias do SERB (1957-1980). (n.d.). Cúria Diocesana de Bragança.
Maciel, R. A. (2015). Sistema educativo radiofônico de Bragança: saberes da prática educativa na educação de jovens e adultos (1960 – 1970) (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Belém.
Minayo, M. C. (Org.). (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (18a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Mundo das Marcas: a história da Philips. (2006). Recuperado de: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/philips-lets-make-things-better.htm
Nunes, C., & Carvalho, M. M. C. (2005). Historiografia da educação e fontes. In J. G. Gondra (Org.), Pesquisa em história da educação no Brasil (p. 509-523). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Prelazia do Guamá: livro do tombo (1971-1979). (n.d.). (Vol. IV). Cúria Diocesana de Bragança.
Prelazia: livro de tombo (1947-1964). (n.d.). Cúria Diocesana de Bragança.
Rodrigues, C. I. (2006). Caboclos na Amazônia: a identidade na diferença. Novos Cadernos NAEA, 9(1), 119-130.
Scocuglia, A. C. (2006). Rádio e educação popular no Brasil (1959-1967). In A. C. Scocuglia & C. J. S. Machado (Org.), Pesquisa e historiografia da educação brasileira (p. 161-188). Campinas, SP: Autores Associados.
Souza, R. F. (2007). História da cultura material escolar: um balanço inicial. In M. L. Bencosta (Org.), Culturas escolares e práticas educativas: itinerários históricos (p. 163-187). São Paulo, SP: Cortez.
Vidal, D. G. (2009). No interior da sala de aula: ensaio sobre culturas e práticas escolares. Revista Currículo sem Fronteiras, (9) 1, 25-41
Copyright (c) 2020 Rogerio Andrade Maciel

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





