O ensino de desenho: um olhar sobre os cursos do departamento de artes da Universidade Federal do Paraná (1981-1987)

  • Rossano Silva Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
  • Adriana Vaz Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Palavras-chave: Desenho, Ensino Superior, História das Disciplinas

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar o ensino de desenho nos cursos oferecidos pelo Departamento de Artes (DEARTES) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a saber os cursos de desenho industrial e as licenciaturas em educação artística, habilitação artes plásticas e desenho. O recorte da pesquisa investiga os currículos vigentes entre os anos de 1981 a 1987, nos quais as disciplinas de desenho eram ministradas tanto pelo DEARTES como pelo Departamento de Desenho (DDES), que mantinham configurações diferentes sobre a concepção de desenho. A organização do trabalho está dividida em três partes: 1) Interlocuções entre os Departamentos de Artes e Desenho; 2) Currículo de Desenho Industrial, ComunicaçãoVisual e das habilitações de Desenho e Artes Plásticas; 3) Prescrições do ensino de desenho e plástica. Para realizar a análise proposta, o referencial teórico utilizado se vale do conceito de figuração de Elias, campo de Bourdieu e as contribuições sobre a história das disciplinas de Chervel e Goodson. As fontes utilizadas são documentos oficiais, programas de disciplinas e atas. O que permitiu analisar as prescrições sobre o desenho que compunham o currículo dos cursos citados.

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Biografia do Autor

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Departamento de Expressão Gráfica e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), ambos na UFPR. Participa do grupo de pesquisa: GPHIE – Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação e é vice-líder do GEPETel – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Linguagens, ambos da UFPR.

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-doutorado junto à Linha de Pesquisa História da Educação no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora no Departamento de Expressão Gráfica e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), ambos na UFPR. Participa dos grupos de pesquisa: GPHIE e GEPETel, da UFPR, e Pesquisa em Artes, na UNICENTRO.

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Publicado
2019-12-06
Como Citar
Silva, R., & Vaz, A. (2019). O ensino de desenho: um olhar sobre os cursos do departamento de artes da Universidade Federal do Paraná (1981-1987). Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e094. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/49983