Cultura ilustrada e educação conservadora
Bernardo Vasconcelos e sua "Carta aos Senhores Eleitores" (1828)
Resumo
Partindo da Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, apresentamos nossa compreensão sobre o pensamento ilustrado no Brasil, da Inconfidência Mineira (1789) ao Primeiro Reinado (1822-1840), e suas implicações com a educação. Nessa fonte documental, analisada sob o referencial teórico da história dos conceitos e de seus usos, de Reinhart Koselleck, percebemos as influências do iluminismo europeu no repertório de nossa elite política. Consideramos, parcialmente, que o projeto inconfidente manteve sua continuidade no discurso e nas ações de Vasconcelos demonstrando que a escola pensada no Império também significou uma centralização conservadora.
Downloads
Referências
Bastos, M. H. (2012). Instrução pública e independência na América Espanhola e Brasil: experiências lancasterianas no século XIX. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 14(18), 75-92. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/rhel/v14n18/v14n18a05.pdf
Brasil. Ministério do Império. (1838). Relatório do ano de 1837. Rio de Janeiro, RJ: Typographia Nacional. Recuperado de: http://ddsnext.crl.edu/titles/100#?c=0&m=5&s=0&cv=0&r=0&xywh=-433%2C-59%2C3871%2C2731
Fonseca, C. F. (1989). O Brasil e a Revolução Francesa. Análise & Conjuntura, 4(2-3), 15-28.
Koselleck, R. (2006). Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. (W. P. Maas, C. A. Pereira, & C. Benjamin, trads.) Rio de Janeiro, RJ: Contraponto.
Meirelles, J. G. (2017). Ilustração, medicina e circulação de ideias no mundo luso-brasileiro (séc. XVIII-XIX). Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, 9(17), 138-159. doi:https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.420
Minas Gerais. Cultura. (1896). Festa do Despotismo (Suplício de Tiradentes). Revista do Arquivo Público Mineiro, 1(3-4), 401-415. Recuperado de: www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/1673.pdf
Minas Gerais. Fund. João Pinheiro. (1989). Anais do Seminário Inconfidência e Revolução Francesa - Bicentenário: 1789-1989. Análise & Conjuntura,1, 570. Belo Horizonte, MG: Fundação João Pinheiro. Recuperado de: http://www.fjp.mg.gov.br/revista/analiseeconjuntura/index.php
Paim, A. F. (1998). Etapas iniciais da filosofia brasileira: estudos complementares à história das ideias filosóficas no Brasil (Vol. III). Londrina, PR: UEL.
Pamplona, M. A. (2009). Nação. In J. F. Júnior. Léxico da história dos conceitos políticos do Brasil (p. 161-180). Belo Horizonte, MG: UFMG.
Paula, D. G., & Nogueira, V. L. (2017). Escola pública e liberalismo no Brasil Imperial: construção do Estado e abandono da nação. História da Educação, 21(53), 182-198. doi: https://doi.org/10.1590/2236-3459/57191
Pereira, L. R. (2009). Povo/povos. In J. F. Júnior. Léxico da história dos conceitos políticos do Brasil (p. 203-224). Belo Horizonte, MG: UFMG.
Rouanet, S. P. (1992). As Minas iluminadas: a Ilustração e a Inconfidência. Em A. N. (Org.), Tempo e História (p. 329-346). São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Sodré, E. L. (2017). Entre nobres e revolucionários: a Assembleia Constituinte de 1823 e o paradoxal nascimento da elite política imperial. In Anais do 29º Simpósio Nacional de História (p. 1-16). Brasília, DF. Recuperado de: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502818159_ARQUIVO_Anpuh-2017-TextoElaineSodre-Versaofinal.pdf
Vasconcelos, B. P. (1899). Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais. Rio de Janeiro, RJ: Alfarrabista Brasileiro. Recuperado de: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/222274
Copyright (c) 2020 Dalvit Greiner de Paula, Luciano Mendes de Faria Filho (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.