‘Homens que ensinaram a América ler’

a educação de adultos no Brasil e México (1947-1956)

Palavras-chave: educação de adultos, Jaime Torres e Lourenço Filho, campanhas de alfabetização de adultos, Unesco, Crefal

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar a relação estabelecida entre Jaime Torres Bodet e Manuel Bergström Lourenço Filho, nas campanhas de alfabetização de adultos no México e Brasil, que culminaram com a realização do VI Seminário Interamericano de Alfabetização e Educação de Adultos, no Brasil em 1949. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação de adultos no Brasil e México, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa para toda a América Latina, sobretudo, pelas experiências levadas a cabo pela Unesco, OEA e Crefal. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho embasado na História Conectada, tomando como fontes: jornais, revistas e fotografias. Por fim, pode-se concluir que a relação entre esses homens se constituiu no movimento campanhista de erradicação do analfabetismo adulto, levado a cabo em seus respectivos países pela Unesco, que resultou na realização de congressos e, consequentemente, em uma vasta produção intelectual e didática sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rony Rei do Nascimento Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil

Doutorando em Educação e graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação e graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes. Membro do El Laboratorio de Investigaciones Género, Interculturalidad y Derechos Humanos (LIGIDH).

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE, Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Estágio Pós-Doutoral em História da Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. É líder do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI).

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP, Brasil

Professora Adjunta (livre-docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando na Graduação e na Pós-graduação. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação e Formação de Educadores (GEPAEFE). É bolsista Pq/CNPq. É editora da RBHE.

Referências

Araújo, M. M., Alcoforado, J. L. M., & Ferreira, A. G. (2015). A educação supletiva nas Campanhas de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal (Século XX). Revista Educação em Questão, 53(39), 12-44.

Azevedo, F. V. (2019). A educação de adultos no itinerário intelectual de Jaime Torres Bodet e Lourenço Filho: mediações entre campanhas locais e o debate transnacional (1944-1949) (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis.

Bodet, J. T. (1969). Años contra eltiempo. México, MX: Porrúa.

Brazil Campaign for Literacy. (1948). The Unesco Courier, I(1), 4.

Brasil. Ministério da Educação e Saúde. Departamento Nacional de Educação. Campanha de Educação de Adultos. (1947). Documentos iniciais da Campanha (Publicação nº 04, jan. 1947, LF, 40f). Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Lourenço Filho. CPDOC.

Costa, D. M. V. (2017). Civilizar o campo: educação, saúde e iniciação profissional nos cursos de alfabetização da professora Zilma Coelho Pinto, no estado do Espírito Santo (1947-1963). Comunicações, 24(3), 279-305.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil [CPDOC]. (2020). Recuperado de: https://cpdoc.fgv.br/

Centro Regional de Educación Fundamental para la América Latina [Crefal]. (1952). Educación fundamental: ideario, principios, orientaciones metodológicas. Pátzcuaro, MX.

Di Pierro, M. C., Joia, O., & Ribeiro, V. M. (2001). Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos CEDES, 21(55), 58-77.

Educación de adultos. (1949a). El Correo de la Unesco, II(6), 8.

Educación fundamental por Jonh Bowers. (1948). El Correo de la Unesco, I(1), 4.

En Quitandinha los educadores fijan sus planes para la campaña latinoa¬mericana de “alfabetización”. (1949b). El Correo de la Unesco, II(9), 2.

Fernández, M. del C., Welti, M. E., & Guida, M. E. (2009). La educación rural en la Argentina: propuesta de capacitación de maestros rurales (1958-1972). In T.G. Peres & O. L. Pèrez (Org.), Educación rural en Iberoamérica: experiencia histórica y construcción de sentido (p. 242-264). Madrid, ES: Anroart.

Fighters for literacy. (1958a). The Unesco Courier, 22-23.

García, A. A. L. (2014). La alfabetización en México: campañas y cartillas, 1921-1944. Traslaciones. Revista Latinoamericana De Lectura Y Escritura, 1(2), 126‐149.

Gil, N. L. (2007). A dimensão da educação nacional: um estudo sócio- istórico das estatísticas oficiais da escola brasileira (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Gruzinski, S. (2003). O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milênio. Estudos Avançados, 17(49), 321.

Guerra, R. A. (2002). El pensamiento de Jaime Torres Bodet: una visión humanista de la educación de adultos (1ª ed.). Michoacán, MX: Crefal.

Haddad. S., & Di Pierro.M. C. (2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, (14), 108-194.

The Latin American struggle against illireracy. (1949). The Unesco Courier, I(1), 11.

Lourenço Filho, M. B. (1947). A campanha de educação de adultos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 11(29), 5-14.

Lourenço Filho, M. B. (1952). A educação rural no México. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 17(45), 108-198.

Lourenço Filho. M. B. (1950). Eco del Seminario del Río. Educación Fundamental, 2 (1).

Lourenço Filho, M. B. (1956). Cartilha do povo: para ensinar a ler rapidamente. São Paulo, SP: Melhoramentos.

Miranda, F. L. (2014). México, la UNESCO y el Proyecto de Educación Fundamental para América Latina, 1945-1951. Signos Históricos, (31), 88-115.

Novidades. (1949). América se alfabetizará - aportación quedará nuestro país. Novidades, 1.

Paiva, V. P. (1987). Educação popular e educação de adultos. São Paulo, SP: Loyola.

Peres, T. G., & Pérez, O. L. (2009). Educación rural en iberoamérica: experiência histórica y construcción de sentido. Madrid, ES: Anroart.

Postage stamps help to fight illiteracy. (1958b). The Unesco Courier, 29.

Un problema mundial. (1949c). El Correo de la Unesco, II (6), 1.

Seminario de enseñanza primaria en Montevideo. (1950). El Correo de la Unesco, 3(10), 2.

Silva, R. R. N., & Guimarães, J. F. S. (2017). “Para ensinar a ler rapidamente”: a Cartilha do povo e os seus leitores no meio rural sergipano (1940-1950). In Anais do Congresso Brasileiro de História da Educação (p. 4380-4393). João Pessoa, PB. Recuperado de: https://drive.google.com/drive/folders/1vVImmMHMKniTKJWj36SyEONLM5MAdJv0

Tejada, C. (1950). The Interamerican Seminar on Literacy and Adult Education - Rio de Janeiro. Washington, DC: Pan American Union (Division of Educacion - Department of Culturals Affairs).

UNESCO Digital Library. (2020). Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/

Vasconcelos, M. S. (1996). A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Publicado
2020-12-23
Como Citar
Silva, R. R. do N., Mesquita, I. M. de, & Nery, A. C. B. (2020). ‘Homens que ensinaram a América ler’. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e155. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e155