‘Pela iluminação do passado’

livros e educação no contexto do Cinquentenário da Independência (capital brasileira, década 1870)

  • Aline de Morais Limeira Pasche Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fátima Aparecida do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Aline Machado dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Edgleide de Oliveira Clemente da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: memória, história da educação, livros, emancipação política

Resumo

Neste estudo pensamos formas de abordar a emancipação política do país. Interrogamos alguns “restos”, lugares de memórias: os livros, responsáveis pela intervenção, educação, constituição e legitimação de determinadas representações acerca da Independência. Tratam-se de: Ideias por coordenar a respeito da emancipação de Maria Durocher (1871) e A Independencia e o Imperio do Brazil de Alexandre Moraes Filho (1879). Concluímos a análise entendendo os objetivos distintos de cada obra e suas semelhanças, como o fato de relacionarem a incompatibilidade da independência com a escravidão. No aspecto educacional, Durocher defendia a educação formal enquanto Mello Moares uma narrativa verdadeira baseada em fatos e documentos, que se constituiria história para formação da juventude.

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Biografia do Autor

Aline de Morais Limeira Pasche, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Educação de Jovens e Adultos (2006) e Mestrado em Educação (2010) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED). Integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ).

Fátima Aparecida do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2017) - Em andamento. Professora substituta pela Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ (2017). Mestrado em Educação pelo Proped/UERJ (2016). Bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o período do Mestrado. Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e o Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Aline Machado dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd (Capes 7) - Bolsista CNPQ - Em andamento. Foi bolsista PROATEC da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 2017 e 2018. Integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE/UERJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2016). Tem interesse na área de educação, com ênfase em história da educação.

Edgleide de Oliveira Clemente da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. É integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação – NEPHE/UERJ onde desenvolve pesquisas sobre História da Educação Brasileira no Império.

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Publicado
2020-07-24
Como Citar
Pasche, A. de M. L., Nascimento, F. A. do, Santos, A. M. dos, & Silva, E. de O. C. da. (2020). ‘Pela iluminação do passado’. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e126. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54270