‘Para la iluminación del pasado’

libros y educación en el contexto del Cinquenenial de la Independencia (capital brasileña, década de 1870)

  • Aline de Morais Limeira Pasche Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fátima Aparecida do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Aline Machado dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Edgleide de Oliveira Clemente da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palabras clave: memoria, historia de la educación, libros, emancipación política

Resumen

En este estudio pensamos en formas de abordar la emancipación política del país. Cuestionamos algunos "restos", lugares de recuerdos: los libros, responsables de la intervención, educación, constitución y legitimación de ciertas representaciones sobre la Independencia. Estas son: Ideas para coordinar con respecto a la emancipación de Maria Durocher (1871) y la Independencia de Alexandre Moraes Filho y el Imperio brasileño (1879). Concluimos el análisis comprendiendo los distintos objetivos de cada trabajo y sus similitudes, como el hecho de que relacionan la incompatibilidad de la independencia con la esclavitud. En el aspecto educativo, Durocher defendió la educación formal, mientras que Mello Moares era una verdadera narrativa basada en hechos y documentos, que constituiría la historia para la formación de la juventud.

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Biografía del autor/a

Aline de Morais Limeira Pasche, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Educação de Jovens e Adultos (2006) e Mestrado em Educação (2010) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED). Integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ).

Fátima Aparecida do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2017) - Em andamento. Professora substituta pela Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ (2017). Mestrado em Educação pelo Proped/UERJ (2016). Bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o período do Mestrado. Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e o Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Aline Machado dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd (Capes 7) - Bolsista CNPQ - Em andamento. Foi bolsista PROATEC da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 2017 e 2018. Integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE/UERJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2016). Tem interesse na área de educação, com ênfase em história da educação.

Edgleide de Oliveira Clemente da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. É integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação – NEPHE/UERJ onde desenvolve pesquisas sobre História da Educação Brasileira no Império.

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Publicado
2020-07-24
Cómo citar
Pasche, A. de M. L., Nascimento, F. A. do, Santos, A. M. dos, & Silva, E. de O. C. da. (2020). ‘Para la iluminación del pasado’. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e126. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54270