Dossiê 2: Processos de emancipação e educação na América

história, política e cultura (séculos XIX e XX)

  • Aline de Morais Limeira Pasche Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cláudia Engler Cury Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Emancipação, Política, Cultura

Resumo

O presente Dossiê, resultado da segunda chamada pública da Revista Brasileira de História da Educação, recebeu 45 propostas. Após avaliação, foram selecionados 11 artigos que demonstraram adesão ao edital e pareceres positivos dos avaliadores ad hoc. Os textos selecionados remetem à presença de investigações sobre os processos de independência em quatro países da América Latina (Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela), conduzidas por três professores estrangeiros (Espanha, Argentina e Uruguai) e dezessete pesquisadores brasileiros de seis estados (MG, RS, RJ, PE, RN e BA).

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Biografia do Autor

Aline de Morais Limeira Pasche, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED). Integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Historia da Educação (NEPHE-UERJ)

Cláudia Engler Cury, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atuou como Tesoureira da Sociedade Brasileira de História da Educação nos biênios (2013-2015 e 2015-2017), professora associada IV do departamento de história da Universidade Federal da Paraíba. Membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UFPB. É editora-chefe da RBHE.

Publicado
2020-07-24
Como Citar
Pasche, A. de M. L., & Cury, C. E. (2020). Dossiê 2: Processos de emancipação e educação na América. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e119. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54925