"Minas Gerais é muitas"

Minas Gerais é muitas’: negros e brancos nas escolas do Sul de Minas, no século XIX

Palavras-chave: Sul de Minas, século XIX, relações raciais

Resumo

Neste artigo elaboramos um perfil do público das escolas de instrução elementar da região tradicionalmente conhecida como Sul de Minas. Utilizamos como material de análise uma documentação censitária relativa à província de Minas Gerais, dos anos de 1830. Esse material permitiu estabelecer características como o perfil racial e socioeconômico dos alunos e aspectos relativos a seus grupos familiares. Elaboramos também uma comparação do público das escolas da região sul com o da região central de Minas. Isso tornou evidente a singularidade da população que acessava as escolas da região e a importância de se levar em consideração a diversidade regional nas análises sobre a história da educação em Minas Gerais, no século XIX.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado III do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador beneficiado pelo Programa Pesquisador Mineiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – PPM-FAPEMIG.

Vanessa Souza Batista, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduada em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professora da educação básica na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e doutoranda em educação na Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2022-07-01
Como Citar
Fonseca, M. V., & Souza Batista, V. (2022). "Minas Gerais é muitas". Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e209. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e209