Mariana Coelho e sua gênese feminista:

do domínio do alfabeto ao ofício da leitura

Palavras-chave: trajetória intelectual, leitura e escrita, educação das mulheres

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a relação de Mariana Coelho (1857-1954) com o universo da leitura e da escrita, assim como o significado e simbolismo que envolvem essa prática expressa desde o período em que viveu em Portugal, na segunda metade do século XIX, até o período em que passou a viver no Brasil, durante a primeira metade do século XX. Para tanto, apoia-se em algumas reflexões de Roger Chartier e Robert Darnton, assim como de Pierre Bourdieu e Jean-François Sirinelli, autores que nos permitem melhor compreender os espaços sociais, culturais e simbólicos nos quais Mariana Coelho transitou. Assim, ao tratar dos aspectos fundantes da trajetória dessa personagem, ressalta-se a importância desta análise ao revelar características e especificidades de um cenário mais amplo.

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Biografia do Autor

Dyeinne Cristina Tomé, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Ciências Sociais e Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná de oitocentos e de novecentos – GEPHIED. Professora do Quadro Próprio do Magistério da SEED PR.

Névio de Campos , Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Pós-doutor em sociologia dos intelectuais (EHESS-Paris), pós-doutor em história intelectual (UFPR), doutor em educação (UFPR), Pesquisador Produtividade CNPq 2, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado
2022-10-02
Como Citar
Tomé, D. C., & de Campos , N. (2022). Mariana Coelho e sua gênese feminista: . Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e235. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e235