Mendonça Mendonça Furtado e o projeto educativo no Norte da América portuguesa na era da ilustração

Palavras-chave: Estado do Grão-Pará e Maranhão, educação, Mendonça Furtado

Resumo

O artigo trata da concepção de educação presente nas cartas do governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1751-1759). Essas cartas foram rastreadas e cotejadas de modo a identificar a materialização da concepção de educação do governador. Constatou-se que, a despeito da pouca visibilidade dada a esta personagem, Mendonça Furtado estava alinhado ao novo projeto educativo para a colônia portuguesa, não se deixando conduzir pelas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais que encontrou quando da sua chegada. Sua determinação e obstinação em levar a cabo o projeto estatal português de formação e educação de grupos humanos na Amazônia provocaram uma experiência trágica materializada em confrontos, fugas e rebeliões.

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Biografia do Autor

Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA) e mestra em educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente é técnica pedagógica na Universidade do Estado do Pará. Membro dos grupos GHEDA (Grupo de pesquisa História da Educação.

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Professora titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Graduada em Pedagogia, possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), Portugal. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, orientando mestrado e doutorado.

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Publicado
2022-10-06
Como Citar
Otomar Buecke, J. E., & da Silva Araújo, S. M. (2022). Mendonça Mendonça Furtado e o projeto educativo no Norte da América portuguesa na era da ilustração. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e236. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e236