Retratos e registros de escolas de São João de Meriti (RJ)

perfil populacional e trajetórias docentes (1920-1943)

Palavras-chave: estudo regional sobre educação, raça, infância, magistério

Resumo

Confrontamos retratos de escolas públicas primárias de São João de Meriti com o debate historiográfico sobre ingresso e atuação de populações não-brancas na educação pública, na condição de estudantes e docentes. A pesquisa nos mapas de frequência escolar no Arquivo Público do Estado e a busca pelo nome de docentes na hemeroteca da Biblioteca Nacional descortinaram modos de funcionamento das escolas fotografadas, desde a oferta dos níveis de ensino, matrículas e trajetórias docentes. A historiografia da Baixada Fluminense informa sobre o perfil racial e populacional. A partir do território como posição de análise, apresentamos, entre condições de acesso e permanência, os contornos e margens das experiências educativas de populações não-brancas periféricas entre 1920 e 1943.

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Biografia do Autor

Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ – Duque de Caxias, RJ) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF). Procientista UERJ e líder do Grupo de Pesquisa EHELO – Estudos de História da Educação Local. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, RJ).

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Publicado
2022-07-01
Como Citar
Bezerra, A. C. D. da R. (2022). Retratos e registros de escolas de São João de Meriti (RJ). Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e212. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e212