Luiz Alexandre de Oliveira

estudante, professor e benfeitor da educação de Campo Grande - MS (1920-1960)

Palavras-chave: autobiografia, professor, educação secundária, escola japonesa

Resumo

Este estudo aborda a trajetória de Luiz Alexandre de Oliveira, um estudante negro, pobre e deficiente visual que alcançou projeção social como professor, diretor e proprietário de instituições educativas em Campo Grande, no então sul de Mato Grosso. Além disso, as memórias do professor destacam suas relações com a comunidade e com a escola japonesa no período varguista (1937-1945). As análises decorrem do cruzamento de fontes memorialísticas e documentais, sob a ótica dos estudos de Pierre Bourdieu. O acesso ao ensino secundário proporcionou-lhe a inserção em outros campos sociais, bem como permitiu que se tornasse uma referência de prestígio da cidade, sendo reconhecido como benfeitor pela comunidade japonesa ao resguardar os bens e proteger a escola japonesa.

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Biografia do Autor

Adriana Espindola Britez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Graduada em Pedagogia (2010), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Gestão Escolar, pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/EaD/UFMS (2012). Mestra (2014) e Doutora em Educação (2020), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente docente efetiva de Educação Infantil e Anos Iniciais - SEMED/PMCG/MS. Docente pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação – GEPASE/UFMS. Têm interesses em pesquisas na área de Educação, com ênfases em Sociologia e História da Educação.

Stephanie Amaya, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.  Docente efetiva de Educação Infantil - SEMED/PMCG/MS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE/UFMS).

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Publicado
2022-12-01
Como Citar
Britez, A. E., & Amaya, S. (2022). Luiz Alexandre de Oliveira. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e244. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e244