Joseph Jacotot no Brasil

ecos pedagógicos de um ressoar político

Palavras-chave: Panecástica, Joseph Jacotot, Paulo Freire

Resumo

O artigo propõe uma leitura do projeto político e educacional da Filosofia Panecástica desenvolvida por Joseph Jacotot (1770-1840), fundamentado na máxima ‘tudo está em tudo’, para tratar da emancipação intelectual, em contraposição à onipresença do poder e do olhar vigilante do mestre sobre o aluno do Panoptismo. A partir da análise de fontes históricas do Império brasileiro, como a imprensa periódica oitocentista, o texto visa apresentar as rupturas do pensamento pedagógico de Jacotot perante a lógica institucionalizada da desigualdade das inteligências nos ritos da instrução escolarizada. Para isso, tem como foco a introdução da Filosofia Panecástica no Império brasileiro, trazendo visibilidade aos ecos que ressoam como fundo, por exemplo, na pedagogia da dialogicidade de Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Suzana Lopes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Graduada em Pedagogia pela UFG (2006), Mestre em Educação pela UFAL (2013), Doutora em Educação pela USP (2019) e Pós Doutora em Educação pela UERJ (2022). Professora da área de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no câmpus Goiânia Oeste e docente no Programa de Mestrado em Educação do IFG no câmpus Goiânia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica.

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pesquisador 1C do CNPq e Cientista de Nosso Estado (FAPERJ). Pós-doutor pelas Universidades de Paris 8 (Francia) e British Columbia (Canada). Seus trabalhos estão publicados em castelhano, italiano, inglês, português, francês, húngaro, russo e finlandês. Livros recentes em português: Uma viagem de sonhos impossíveis (Autêntica, 2023); Paulo Freire: um menino de 100 anos (NEFI, 2021), Paulo Freire, mais do que nunca (Vestígio, 2019).

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Publicado
2023-06-09
Como Citar
Albuquerque, S. L. de, & Kohan, W. O. (2023). Joseph Jacotot no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e281. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e281

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