A produção e a circulação de saberes matemáticos na área da Geometria nas escolas jesuítas da Província Sul-Brasileira da Companhia de Jesus (1905 - 1945)

Palavras-chave: História da Educação Matemática; Ensino de Geometria; Jesuítas; Godofredo Schrader, S. J.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as produções didáticas, em forma de livros impressos e manuscritos, produzidas pelo professor Godofredo Schrader, S. J., que atuou em duas escolas localizadas na Província Sul-Brasileira pertencentes à Companhia de Jesus, entre os anos de 1905-1945. Para isso, atentamos para determinados aspectos acerca da formação e atuação do professor Godofredo Schrader, S. J., por meio de suas publicações na área da Geometria. Metodologicamente, este trabalho vale-se da Análise documental histórica, analisando fontes localizadas em três arquivos de Instituições Jesuítas. A pesquisa indica que as produções de Schrader se adequava a reforma Francisco Campos e ao currículo do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro e que circularam e foram utilizadas por professores de determinadas escolas da Ordem.

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Biografia do Autor

Juliana Mercedes Rheinheimer, Instituto Federal de Santa Catarina, Lages, SC, Brasil

Doutora em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisa na área de História da Educação e Cultura Escolar, visando o campo da História da Educação Matemática. Atua como professora de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Lages.

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil

Possui Pós-doutorado na UNED em Madri, doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela PUCRS (2008). Fez doutorado sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa (2007). Líder do Grupo de pesquisa EBRAMIC- Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq). Atualmente é professora e Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Memória e História Oral, Cultura Escolar, cultura escrita, Instituições e património Histórico Educativo. Possui bolsa Produtividade – CNPq.

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Publicado
2023-07-13
Como Citar
Rheinheimer, J. M., & Grazziotin, L. S. S. (2023). A produção e a circulação de saberes matemáticos na área da Geometria nas escolas jesuítas da Província Sul-Brasileira da Companhia de Jesus (1905 - 1945). Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e287. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e287

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