A produção e a circulação de saberes matemáticos na área da Geometria nas escolas jesuítas da Província Sul-Brasileira da Companhia de Jesus (1905 - 1945)
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as produções didáticas, em forma de livros impressos e manuscritos, produzidas pelo professor Godofredo Schrader, S. J., que atuou em duas escolas localizadas na Província Sul-Brasileira pertencentes à Companhia de Jesus, entre os anos de 1905-1945. Para isso, atentamos para determinados aspectos acerca da formação e atuação do professor Godofredo Schrader, S. J., por meio de suas publicações na área da Geometria. Metodologicamente, este trabalho vale-se da Análise documental histórica, analisando fontes localizadas em três arquivos de Instituições Jesuítas. A pesquisa indica que as produções de Schrader se adequava a reforma Francisco Campos e ao currículo do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro e que circularam e foram utilizadas por professores de determinadas escolas da Ordem.
Downloads
Metrics
Referências
Borges, J. L. (1999). O Aleph. In Obras completas de Jorge Luis Borges (p. 87-96). São Paulo, SP: Globo.
Certeau, M. (1998). A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes.
Certeau, M., Girard, L., Mayol, P. (2012). A invenção do cotidiano 2: morar e cozinhar (17a ed., Ephraim Ferreira Alves, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Chartier, R. (2002). História e literatura. In R. Chartier. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes (p. 12-26). Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.
Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa - FEUSP, 30(3), 549-566.
Cícero, A. (2006). Guardar: poemas escolhidos. Rio de Janeiro, RJ: Record.
Dallabrida, N. (2009). A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, 32(2), 185-191.
Decreto nº 2.857, de 30 de março de 1898. (1898). Approva o regulamento para o Gymnasio Nacional e ensino secundario nos Estados. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-2857-30-marco-1898-506934-publicacaooriginal-1-pe.html
Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. (1931). Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/104322/1931%20-%20Portaria%20Ministerial%20-%20DOU%2031-07-1931%20-%20Programas%20do%20curso%20fundamental%20do%20ensino%20secund%c3%a1rio%20e%20instru%c3%a7%c3%b5es%20metodol%c3%b3gicas.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Freyre, G. (2005). Casa grande e senzala (50a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
Klein, L. (Org.). Educação jesuítica e pedagogia inaciana (1a ed.). São Paulo, SP: Edições Loyola, 2015.
Kunz, J. R. (2019). Entrevista com João Rudimar Kunz [Entrevista concedida a Juliana Mercedes Rheinheimer]. Porto Alegre.
Le Goff, J. (1990). História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Leite, L. O. (2005). Jesuítas cientistas no sul do Brasil. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos.
Lutterbeck, J. A. (1977). Jesuítas no sul do Brasil: capítulos de história da missão e província sul-brasileira da Companhia de Jesus. São Leopoldo, RS: Instituto Anchietano de Pesquisas.
Mignot, A. C. V. (2008). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro, RJ: Eduerj.
Schrader, G. (1936). Compêndio de geometria plana, construtiva, trigonométrica, esteriométrica e analítica. Porto Alegre, RS: Livraria do Globo.
Schrader, G. (1926). Compêndio de trigonometria elementar. Florianópolis, SC.
Schrader, G. (1932). Compêndio dos elementos de geometria e trigonometria. Florianópolis, SC.
Schubring, G. (2003). Análise histórica do livro didático de matemática: notas de aula. Campinas, SP: Autores Associados.
Teixeira, L. S. (2008). Os jesuítas na moderna historiografia brasileira. In Anais Encontro de História ANPUH-RIO. Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de: http://encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212982184_ARQdo UIVO_OJesuitanaModernaHistoriografiaBrasileira.pdf
Valente, W. R. (2007). História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, 2(2), 28-49.
Valente, W. R. (2008). Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, 16(30), 139-162.
Vechia, A., & Lorenz, K. (1998). Programa de ensino da escola secundária brasileira: 1850-1951. Curitiba, PR: Ed. do Autor.
Viñao Frago, A. (2008). Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In A. C. V. Mignot. Cadernos a vista: escola, memória e cultura escrita (p. 15-33). Rio de Janeiro, RJ: UERJ.
Viñao Frago, A. (2003). La Historia de la Educación ante el siglo XXI: tensiones, retos y audiencias. Etnohistoria de la escuela. In Anais do 12º Coloquio Nacional de Historia de la Educación (p. 1063-1074). Burgos, ES.
Copyright (c) 2023 Juliana Mercedes Rheinheimer, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada nº 12/2022)