O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docência

Palavras-chave: Educação Nova, Adolphe Ferrière, Lourenço Filho, História da Educação

Resumo

Analisar o livro A lei biogenetica e a escola activa de 1929 enquanto artefato da cultura material escolar e como elemento de profissionalização docente é o objetivo deste estudo. Para tanto, são tratados desde os processos que antecedem a sua existência no cenário educacional brasileiro até a sua presença na coleção da Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos/SP. Em uma reflexão histórica sobre a relevância do livro na organização da educação nacional, são investigadas as tratativas para a tradução e publicação em língua portuguesa, a partir das cartas trocadas entre o autor, o suíço Adolphe Ferrière e o educador Lourenço Filho, partir da observação da complexidade de um produto cultural que ultrapassou fronteiras territoriais e barreiras linguísticas, possibilitando a circulação de saberes.

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Biografia do Autor

Raquel Lopes Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Especialista em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP) e do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Educação (LPEHE/UFRJ).

Sara Raphaela Machado de Amorim, 2Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Assú, RN, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED/UERN) e do Grupo de Pesquisa Memória, Identidade e Ensino de História (MNÊMIS/UERN).

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Publicado
2023-06-30
Como Citar
Pires, R. L., & Amorim, S. R. M. de. (2023). O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docência. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e274. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e274

Funding data