Memória e ethos discursivo

a construção de Emilia Ferreiro nos obituários latino-americanos (Brasil, Argentina e México)

Palavras-chave: Emilia Ferreiro, memória, alfabetização, escrita

Resumo

O artigo analisa as representações da memória de Emilia Ferreiro (1937-2023) em obituários publicados no Brasil, México e Argentina, com o objetivo de compreender como diferentes atores sociais, universidades, sindicatos, meios de comunicação e centros de pesquisa constroem discursos sobre sua morte e disputam simbolicamente sua herança intelectual. A partir das contribuições teóricas de Philippe Ariès, Peter Burke, Dominique Maingueneau e Pierre Bourdieu (via Gisele Sapiro), examinam-se os modos como os obituários enfatizam a continuidade de sua obra e sua relevância internacional, em detrimento do luto tradicional. Os resultados demonstram que a memória de Ferreiro se inscreve em um campo de disputas simbólicas, sendo apropriada por distintas instituições para legitimar posicionamentos sobre alfabetização, políticas públicas e identidade institucional.

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Biografia do Autor

Paulo Renato da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde atua na graduação e no Mestrado em História. Pesquisa temas relacionados à produção cultural durante o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955) e as relações entre Paraguai, Brasil e Argentina durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989). Com Lorena Soler organizou o livro Stronismo, Nuevas Lupas (EDUNILA: Foz do Iguaçu, 2021).

Natalia Fuentes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Mestre em História pela UNILA, com a dissertação A criança como ser pensante: trajetórias da obra de Emilia Ferreiro no contexto educacional brasileiro (1980–2001). Doutoranda no Programa Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE, com pesquisa sobre as representações da violência de gênero em Foz do Iguaçu, considerando a diversidade cultural e os efeitos da Lei Maria da Penha (2000–2010). Pesquisadora no Observatório de Gênero e Diversidade da UNILA, integrando o Projeto de Monitoramento da Violência de Gênero na Tríplice Fronteira.

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Publicado
2025-07-21
Como Citar
Silva, P. R. da, & Fuentes, N. (2025). Memória e ethos discursivo. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e383. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e383