Memoria y ethos discursivo

la construcción de Emilia Ferreiro en los obituarios latinoamericanos (Brasil, Argentina y México)

Palabras clave: Emilia Ferreiro, memoria, alfabetización, escritura inicial

Resumen

Este artículo analiza las representaciones de la memoria de Emilia Ferreiro (1937-2023) en obituarios publicados en Brasil, México y Argentina, con el objetivo de comprender cómo universidades, sindicatos, medios de comunicación, centros de investigación y otros actores sociales construyen discursos sobre su fallecimiento y disputan simbólicamente su legado intelectual. A partir de los aportes teóricos de Philippe Ariès, Peter Burke, Dominique Maingueneau y Pierre Bourdieu (a través de Gisele Sapiro), se examina cómo los obituarios subrayan la continuidad de su obra y su relevancia internacional, en lugar del duelo tradicional. Los resultados demuestran que la memoria de Ferreiro se inscribe en un campo de disputas simbólicas, apropiada por distintas instituciones para legitimar posturas sobre alfabetización, políticas públicas y identidad institucional

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Biografía del autor/a

Paulo Renato da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde atua na graduação e no Mestrado em História. Pesquisa temas relacionados à produção cultural durante o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955) e as relações entre Paraguai, Brasil e Argentina durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989). Com Lorena Soler organizou o livro Stronismo, Nuevas Lupas (EDUNILA: Foz do Iguaçu, 2021).

Natalia Fuentes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Mestre em História pela UNILA, com a dissertação A criança como ser pensante: trajetórias da obra de Emilia Ferreiro no contexto educacional brasileiro (1980–2001). Doutoranda no Programa Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE, com pesquisa sobre as representações da violência de gênero em Foz do Iguaçu, considerando a diversidade cultural e os efeitos da Lei Maria da Penha (2000–2010). Pesquisadora no Observatório de Gênero e Diversidade da UNILA, integrando o Projeto de Monitoramento da Violência de Gênero na Tríplice Fronteira.

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Publicado
2025-07-21
Cómo citar
Silva, P. R. da, & Fuentes, N. (2025). Memoria y ethos discursivo. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e383. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e383
Sección
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