História da educação indígena no Ceará a partir da trajetória de Raimundinha Tremembé
Resumo
A educação escolar foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, tendo por objetivo a dominação e assimilação. Somente na década de 1970, surge, com a intervenção do Movimento Indígena e com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a Educação Indígena Diferenciada, que reconhece os modos de vida tradicionais desses povos. Desse modo, remete-se à História da Educação Indígena Diferenciada no estado do Ceará, situando no campo da História da Educação a história de vida da protagonista dessa modalidade, Raimunda Marques do Nascimento, conhecida como Raimundinha, da etnia Tremembé, que fundou em 1991 a primeira Escola Indígena Diferenciada. Objetiva-se, portanto, biografar a professora indígena Raimunda Marques do Nascimento, dando ênfase à sua atuação educativa, na interface com o contexto social, cultural e político da Educação Indígena do Ceará na década de 1990. Como metodologia, foi adotada a História Oral Híbrida, amparando-se em fontes teóricas entrecruzadas com narrativas orais de indígenas e não indígenas, complementadas com fontes documentais. Destarte, pôde-se constatar que Raimundinha teceu uma prática inovadora que foi motivada pelas experiências negativas vivenciadas por ela e por seu povo em escolas não indígenas, fundando a primeira Escola Indígena Diferenciada do estado. A partir do protagonismo da educadora, a luta pela Educação Indígena Diferenciada foi ampliando-se com o reconhecimento e implementação oficial dessa modalidade de educação e a criação de outras escolas diferenciadas para os povos indígenas.
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