Fotografia como fonte de pesquisa para a História da Educação

Palavras-chave: fotografia, fonte de pesquisa, História da Educação

Resumo

O tema deste dossiê, como diz o título da proposta temática, comporta três grandes questões: (i) a fotografia, essa invenção maravilhosa que atravessa o tempo desde o século XIX e nos enche os olhos, os celulares, os computadores, os meios televisivos e cinematográficos no século XXI; (ii) sua utilização como fonte de pesquisa, documento que responde a nossas questões pari passu com os tradicionais documentos escritos e orais; (iii) e a História da Educação, que acompanha a humanidade de geração em geração, moldando a convivência, a cultura, os costumes, os amores, a aceitação, as desavenças e os preconceitos. No contexto destas palavras de introdução ao dossiê, refletimos sobre o significado empírico e teórico dos três termos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ciavatta, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Ciências Humanas (Educação-PUC-RJ). Pós-doutorado na Universitá di Bologna (1995-96) e na Università di Roma (2017); Professora Titular de Trabalho-Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora Sênior do CNPq. Coordenadora do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz). Autora de artigos e livros sobre a história e historiografia de trabalho-educação, trabalho docente, ensino médio, educação profissional e tecnológica, a fotografia como fonte de pesquisa, estudos comparados.

Maria Augusta Martiarena, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Osório, RS, Brasil

Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Osório. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela UFPel, bem como mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, pela mesma Universidade. Realizou estágio pós-doutoral em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e na Universidade Federal Fluminense. Foi vice-presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação e coordenadora do GT de História da Educação da Anpuh-RS.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa (Nível C/CNPq). Professora do Centro de Educação da UFRN, exercendo o cargo de Pró-reitora Adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). Professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Editora da Revista Brasileira de História da Educação, Revista Brasileira de Educação e History of Education in Latin America - HistELA.

Referências

Azevedo, F. (1963). A cultura brasileira: Introdução ao estudo da cultura no Brasil (4ª ed.). Editora da UnB.
Barros, A. M. (1997). Da pedagogia da imagem às práticas do olhar: A escola como cartão-postal no Distrito Federal do início do século (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Barthes, R. (1984). A câmara clara. Nova Fronteira.
Benjamin, W. (1985). Obras escolhidas: Vol. 1. Magia e técnica, arte e política (S. P. Rouanet, Trad.). Brasiliense.
Bosi, A. (1992). Dialética da colonização. Companhia das Letras.
Cardoso, C. F., & Vainfas, R. (1997). Domínios da história. Campus.
Ciavatta, M. (1993). A escola do trabalho: História e imagens (Tese de professor titular, Universidade Federal Fluminense).
Ciavatta, M. (Coord.). (2007). Memória e temporalidades do trabalho e da educação. Lamparina; FAPERJ.
Ciavatta, M. (2002). O mundo do trabalho em imagens: A fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900–1930). DP&A.
Ciavatta, M. (2009). Mediações históricas da relação trabalho e educação: Gênese da disputa na formação dos trabalhadores (1930–1960). Lamparina; CNPq; FAPERJ.
Ciavatta, M. (2019). Trabalho–educação: Uma unidade epistemológica, histórica e educacional. Trabalho Necessário, 17(32), 132–149.
Ciavatta, M. (2022). A fotografia em livros e em artigos de periódicos especializados: Da história da educação à história do trabalho-educação (Projeto de pesquisa, Proc. CNPq 313357/2022-6). Universidade Federal Fluminense.
Ciavatta, M., & Alves, N. (2004). A leitura de imagens na pesquisa social: História, comunicação e educação. Cortez.
Ciavatta, M., et al. (2019). A historiografia em trabalho-educação: Como se escreve a história da educação profissional. Navegando Publicações.
Ciavatta, M., et al. (2023). Fotografia como fonte de pesquisa: Da história da educação à história do trabalho-educação. Lamparina; Navegando Publicações. https://www.editoranavegando.com/livro/fotografia-como-fonte-de-pesquisa
Collelldemont, E., Padrós, N., & Grosvenor, I. (2022). La memoria educativa de los documentales como confrontación a los pasados autoritarios. Historia y Memoria de la Educación, 165, 77–103. https://doi.org/10.5944/hme.165.2022.31744
Cunha, L. A. (2000a). O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. UNESP; FLACSO.
Cunha, L. A. (2000b). O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. UNESP; FLACSO.
Cunha, L. A. (2000c). O ensino profissional na irradiação do industrialismo. UNESP; FLACSO.
Debord, G. (1997). A sociedade do espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Contraponto.
Dosse, F. (1992). A história em migalhas. Ensaio; Editora da Unicamp.
Faria Filho, L. M. (2001). República, trabalho e educação: A experiência do Instituto João Pinheiro (1909–1934). Editora da Universidade São Francisco.
Faria Filho, L. M., & Araújo, V. C. (2011). História da educação e da assistência à infância no Brasil. EDUFES.
Filho, J. A. (2004). Henri Cartier-Bresson: O acaso objetivo – Propostas gráficas para uma análise comparada da fotografia no século XX (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Fonseca, C. S. (1986). História do ensino industrial no Brasil (Vol. 5). SENAI/DN.
Kosik, K. (1976). Dialética do concreto. Paz e Terra.
Kossoy, B. (1989). Fotografia e história. Ática.
Kossoy, B. (2001). Os tempos da fotografia (2ª ed.). Ateliê Editorial.
Kossoy, B. (2002). Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: Fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833–1910). Instituto Moreira Salles.
Kossoy, B. (2016). Realidades e ficções na trama fotográfica (5ª ed.). Ateliê Editorial.
Kossoy, B. (2020). O encanto de Narciso. Ateliê Editorial.
Latour, B. (1998, 4 de janeiro). Os filtros da realidade. Folha de S.Paulo. https://www.folha.uol.com.br
Le Goff, J. (1992). História e memória. Editora da Unicamp.
Lima, M. (2007). A história da educação profissional: Os passos e descompassos históricos do SENAI-ES com os paradigmas da produção industrial no Espírito Santo (1948–1989). Edição do autor.
Lukács, G. (1978). As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, 4.
Machado, A. (1984). A ilusão especular. Brasiliense; FUNARTE.
Manfredi, S. M. (2002). Educação profissional no Brasil. Cortez.
Martiarena, O. M. A. (2012). Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910–1930): Imagens e imprensa (Tese de doutorado, Universidade Federal de Pelotas).
Marx, K. (1977). Contribuição à crítica da economia política. Estampa.
Marx, K., & Engels, F. (1979). A ideologia alemã: I – Feuerbach. Ciências Humanas.
Mauad, A. M. (1990). Sob o signo da imagem: A produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social pela classe dominante no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX (Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense).
Mauad, A. M. (2004). Fotografia e história: Possibilidades de análise. In M. Ciavatta & N. Alves (Orgs.), A leitura de imagens na pesquisa social: História, comunicação e educação (pp. 19–36). Cortez.
Medeiros Neta, O. M., & Ciavatta, M. (2020). Fontes para a história da educação profissional: Boletim da CBAI [Recurso eletrônico]. Ideia.
Moraes, C. S. V. (2003). A socialização da força de trabalho: Instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873–1934). EDUSF.
Mraz, J., & Mauad, A. M. (2015). Fotografía e historia en América Latina. Intendencia de Montevideo; Centro de Fotografía de Montevideo.
Mustè, M. (2005). La storia: Teoria e metodi. Carocci.
Oliveira, M. R. (2003). Formar cidadãos úteis: Os patronatos agrícolas e a infância pobre na Primeira República. EDUSF.
Petersen, S., & Lovato, B. (2013). Introdução ao estudo da história: Temas e textos. Edição do autor.
Reis, J. C. (2003). História & teoria: Historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Editora FGV.
Ribeiro, C. P., & Fernandes, J. P. (2020). Cuidado com a propaganda! Trabalhos de alunos sobre imagens pouco inocentes. In T. A. Maia & B. de Las Heras (Orgs.), As imagens na história: O cinema e a fotografia nos séculos XX e XXI (pp. xx–xx). EDUCRS; Citcem.
Sanfelice, J. L., Saviani, D., & Lombardi, J. C. (1999). História da educação: Perspectivas para um intercâmbio internacional. Autores Associados; HISTEDBR.
Saviani, D. (2006). Estágio atual e uma nova perspectiva para a história da educação. In A. Shelbaurer et al. (Orgs.), Educação em debate. Autores Associados.
Silva, A. M. P. (2000). Aprender com perfeição e sem coação: Uma escola para meninos pretos e pardos na corte. Editora Plano.
Silva, R. A. dos S. (1998). Homens de “pequenas profissões”: A fotografia na construção de representações sobre o trabalho ambulante na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX (Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense).
Sontag, S. (1986). Ensaios sobre fotografia. Publicações Dom Quixote.
Publicado
2025-12-31
Como Citar
Ciavatta, M., Martiarena, M. A., & Medeiros Neta, O. M. de. (2025). Fotografia como fonte de pesquisa para a História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e388. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e388