<b>Políticas de ações negativas e aspirações de famílias negras pelo acesso à escolarização na província do Maranhão no século XIX</b>
Resumen
O presente trabalho descreve aspectos da relação entre negros e a escolarização na província do Maranhão durante o século XIX. Utiliza fontes primárias impressas e manuscritas sobre a instrução pública. Caracteriza a ocorrência de políticas de ações negativas viabilizadas no período com objetivo de dificultar o acesso de negros ao ensino público, por meio de critérios com base na condição e na cor da pele. Destaca as aspirações de famílias negras pela escolarização de seus filhos, evidenciando que os negros não estiveram alheios ao significado social que o acesso aos saberes da leitura, escrita e contagem vinha recebendo ao longo do século.
Descargas
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.