<b>Os primórdios da Universidade de São Paulo</b>

  • Macioniro Celeste Filho

Resumen

A criação da Universidade de São Paulo (USP) no início da década de 1930 comportou disputas de projetos quanto à sua organização. A Escola Politécnica de São Paulo pretendia tornar-se o núcleo da futura instituição. No entanto, a opção adotada em 1934 atribuiu essa incumbência à recém-criada Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras. Isso provocou forte reação das antigas unidades profi ssionalizantes incorporadas à universidade, em especial na Escola Politécnica. O atual trabalho pretende acompanhar os confl itos entre a Escola Politécnica e a Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras nos tumultuados primórdios da USP.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Macioniro Celeste Filho
Doutor em educação, com área de especialização em história da educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Publicado
2012-02-06
Cómo citar
Filho, M. C. (2012). <b>Os primórdios da Universidade de São Paulo</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(1 [19]). Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38562
Sección
Artículo original