<b>A Escola de psicologia de Genebra em Belo Horizonte: um estudo por meio da correspondência entre Edouard Claparède e Hélène Antipoff (1915-1940)</b>
Abstract
Com o exame dos 25 anos de troca epistolar estabelecida entre Hélène Antipoff (1892-1974) e Edouard Claparède (1873-1940), procura-se apreender a influência da escola de psicologia de Genebra sobre a psicologia brasileira. Há indícios de que esta não pode ser compreendida fora dessa relação intelectual e afetiva que a vincula com aquele que é considerado o fundador da psicologia de Genebra. Com base no arquivo privado, este artigo acena para uma história desses atores e da rede de colaboradores e amigos que se comprometem com a psicologia e com a causa da criança o que, em parte, pode explicar a criação do laboratório de psicologia experimental e desenvolvimento da psicologia funcionalista, da educação nova, dos testes mentais, da classe especial e da consulta médico-pedagógica em Belo Horizonte.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.