<b>Da palmatória à internet uma revisitação da profissão docente</b>

  • Rogério Fernandes Universidade de Lisboa (Portugal).

Resumen

Este texto pretende olhar do ângulo das práticas educacionais o exercício do ensino que se define historicamente como profissão. O autor aborda as actividades dos professores desde os seus rudimentos didácticos na esfera dos saberes elementares até a busca de informação e da sua transmissão pelo recurso a fontes não escriturais extra-escolares. Ao mesmo passo, mostra que a modalidade privilegiada de punição da transgressão de normativos escolares – a chamada “correcção física” – não configura uma prática confinada ao passado. Mostra igualmente que no presente ela é ainda não só aceite como praticada em instituições ditas educativas. No exemplo português tratou-se mesmo das definições doutrinais apresentadas no quadro do Supremo Tribunal de Justiça português que foram recebidas com severas críticas pelos círculos pedagógicos portugueses que se inspiram de uma educação humanista.

 

 

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Biografía del autor/a

Rogério Fernandes, Universidade de Lisboa (Portugal).
Professor da Universidade de Lisboa (Portugal).
Publicado
2012-02-10
Cómo citar
Fernandes, R. (2012). <b>Da palmatória à internet uma revisitação da profissão docente</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(1 [11]), 11-39. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38634
Sección
Artículo original