<b><i>Arquivos do Instituto de Educação</i>: suporte de memória da educação nova no Distrito Federal (anos de 1930)</b>

  • Sonia de Castro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

A Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro foi o primeiro curso superior destinado a formar docentes para a rede escolar “primária” do então Distrito Federal. Em nosso entender, essa instituição procurou materializar a idéia de que todos os professores, de todos os graus de ensino, deveriam ter sua formação elevada ao nível superior, conforme sugestão do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado na mesma data da criação do Instituto (19 de março de 1932). Este artigo busca compreender aspectos da cultura escolar da nova instituição, por meio do periódico Arquivos do Instituto de Educação. Atribuímos a esse veículo a função de suporte de memória – produto da estratégia desenvolvida por seus autores com o objetivo de marcar uma nova cultura pedagógica, legitimando, assim, o movimento renovador do qual o Instituto de Educação seria o locus referencial.

Abstract

The Education Institute Teacher’s School of Rio de Janeiro was the first superior course to graduate docents for primary school in Federal District. As we believe, this institution intended to materialize the idea that every teacher, from every levels of teaching, should have their formation elevated to the superior level, as suggested in the New Education Pioneer’s Manifest, published on the same date of the Institute’s foundation (March 19th, 1932). This article intends to understand school culture’s aspects of the new institution through the journal Arquivos do Instituto de Educação. We impute to this vehicle the function of memory’s support – product of the strategy developed by their authors with the purpose of registering a new pedagogic culture, offering legitimacy to the renovating movement whose reference’s locus would be the Education Institute.

Keywords

New Education; Education Institute; Teacher’s School; School Culture; Memory

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Sonia de Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (Proedes/UFRJ).

Publicado
2012-02-13
Cómo citar
Lopes, S. de C. (2012). <b><i>Arquivos do Instituto de Educação</i>: suporte de memória da educação nova no Distrito Federal (anos de 1930)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(1 [9]), 43-72. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38656
Sección
Artículo original