<b><i>Arquivos do Instituto de Educação</i>: suporte de memória da educação nova no Distrito Federal (anos de 1930)</b>
Abstract
A Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro foi o primeiro curso superior destinado a formar docentes para a rede escolar “primária” do então Distrito Federal. Em nosso entender, essa instituição procurou materializar a idéia de que todos os professores, de todos os graus de ensino, deveriam ter sua formação elevada ao nível superior, conforme sugestão do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado na mesma data da criação do Instituto (19 de março de 1932). Este artigo busca compreender aspectos da cultura escolar da nova instituição, por meio do periódico Arquivos do Instituto de Educação. Atribuímos a esse veículo a função de suporte de memória – produto da estratégia desenvolvida por seus autores com o objetivo de marcar uma nova cultura pedagógica, legitimando, assim, o movimento renovador do qual o Instituto de Educação seria o locus referencial.
Abstract
The Education Institute Teacher’s School of Rio de Janeiro was the first superior course to graduate docents for primary school in Federal District. As we believe, this institution intended to materialize the idea that every teacher, from every levels of teaching, should have their formation elevated to the superior level, as suggested in the New Education Pioneer’s Manifest, published on the same date of the Institute’s foundation (March 19th, 1932). This article intends to understand school culture’s aspects of the new institution through the journal Arquivos do Instituto de Educação. We impute to this vehicle the function of memory’s support – product of the strategy developed by their authors with the purpose of registering a new pedagogic culture, offering legitimacy to the renovating movement whose reference’s locus would be the Education Institute.
Keywords
New Education; Education Institute; Teacher’s School; School Culture; Memory
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.