Tempo de balanço: a organização do campo educacional e a produção histórico-educacional brasileira e da região Nordeste

  • Marta Maria de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumen

Procede-se a uma análise histórica do processo de organização do campo educacional, incluindo a pesquisa, por parte do grupo dos Renovadores da Educação, no período compreendido entre 1924 e 1964. Mostra-se que a partir dos anos de 1970, com a institucionalização do segmento pós-graduação e pesquisa no interior das universidades brasileiras, coube à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), dinamizar uma rede organizativa no campo da pesquisa educacional nacionalmente. Por fim, retoma-se alguns balanços dos estudos da História da Educação realizados em diferentes instâncias educativas para, em seguida, apresentar parte de um inventário sobre a produção histórico-educacional de pesquisadores da região Nordeste, apresentada no GT História da Educação dos Encontros de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPENs), entre 1991 e 2001.

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Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Araújo, M. M. de. (2012). Tempo de balanço: a organização do campo educacional e a produção histórico-educacional brasileira e da região Nordeste. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 9-41. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38707