<b>Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação</b>

  • Edson Francisco Andrade Universidade de Pernambuco - UPE. Professor adjunto, vinculado ao departamento de Gestão e Planejamento Educacional.

Resumen

O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e sua interface com o campo da gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para a otimização do atendimento às demandas sociais no país. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica em processo de incorporação ao campo educacional. Nas considerações finais, destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir mecanismos do pacto federativo na educação.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Edson Francisco Andrade, Universidade de Pernambuco - UPE. Professor adjunto, vinculado ao departamento de Gestão e Planejamento Educacional.

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Coordenador Geral de Graduação da Universidade de Pernambuco - UPE e Professor da UPE - Campus Garanhuns. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, planejamento Educacional, gestão e democratização da educação. Coordena o projeto de pesquisa intitulado “Autonomia e regime de colaboração entre sistemas de educação no Brasil: impactos na gestão educacional no âmbito do poder local”, que se encontra em andamento, vinculado a linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Publicado
2013-05-19
Cómo citar
Andrade, E. F. (2013). <b>Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 227-254. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38830
Sección
Artículo original