As concepções educacionais de Erasmo Pilotto sobre a formação de professores nos cursos normais regionais

  • Rossano Silva Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: formação de professores, intelectuais, instrução pública

Resumo

No presente trabalho, o objetivo é analisar as concepções pedagógicas do intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto, as quais orientaram o desenvolvimento dos Cursos Normais Regionais (1949-1951), instituídos durante sua atuação como Secretário da Educação. Nesses cursos, o educador vislumbrou a possibilidade de enfatizar a arte e a cultura na formação do professor, em duas frentes: a dos professores envolvidos nas atividades cotidianas e a das lideranças educacionais responsáveis pelo planejamento da ação dos primeiros. Assim, com base nas contribuições de Bourdieu sobre trajetória e campo, buscou-se, por meio da análise das fontes, identificar as mudanças e as permanências do pensamento educacional de Pilotto durante seu deslocamento entre o magistério e a gestão pública.

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Biografia do Autor

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor e mestre em educação pela UFPR. Especialista em Educação. Licenciado em Desenho pela EMBAP.

Professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR.

Publicado
2016-09-21
Como Citar
Silva, R. (2016). As concepções educacionais de Erasmo Pilotto sobre a formação de professores nos cursos normais regionais. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 333-363. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40734