Dossiê: História da Cultura Escrita

  • Ana Maria de Oliveira Galvão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade Professora da Faculdade de Educação da UFMG.

Abstract

O conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutorado em Educação pela UFMG (2000), com estágio sanduíche no INRP (França); Pós-Doutorado/Estágio Sênior (CAPES) pela Northern Illinois University (Estados Unidos) (2012-2013).

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq).
Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita.

Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Professora da Faculdade de Educação da UFMG.
Doutorado em Educação pela UFMG (2000), com estágio sanduíche no INRP (França); Pós-Doutorado em Educação (2006/2007).
Professora da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do CNPq.
Published
2016-03-24
How to Cite
Galvão, A. M. de O., & da Silva Frade, I. C. A. (2016). Dossiê: História da Cultura Escrita. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 207 - 214. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772