Dossiê: História da Cultura Escrita

  • Ana Maria de Oliveira Galvão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade Professora da Faculdade de Educação da UFMG.

Resumen

O conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutorado em Educação pela UFMG (2000), com estágio sanduíche no INRP (França); Pós-Doutorado/Estágio Sênior (CAPES) pela Northern Illinois University (Estados Unidos) (2012-2013).

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq).
Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita.

Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Professora da Faculdade de Educação da UFMG.
Doutorado em Educação pela UFMG (2000), com estágio sanduíche no INRP (França); Pós-Doutorado em Educação (2006/2007).
Professora da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do CNPq.
Publicado
2016-03-24
Cómo citar
Galvão, A. M. de O., & da Silva Frade, I. C. A. (2016). Dossiê: História da Cultura Escrita. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 207 - 214. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772