<b>As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas</b>

  • Mônica Yumi Jinzenji Universidade Vale do Rio Verde
Palavras-chave: História da Educação, Educação Feminina, Escola de Primeiras Letras, Método Mútuo, Apropriação

Resumo

Este artigo discute a organização da instrução pública em Minas Gerais no século XIX, com atenção especial às escolas de primeiras letras voltadas para meninas. Busca analisar a relação entre as determinações normativas e as apropriações realizadas por professoras, alunas, famílias e a comunidade, o que permite analisar as práticas escolares nesse processo de estabelecimento das escolas na província. Como em todo momento de mudanças, podem ser percebidas tensões; a rigidez do controle e da fiscalização que tinham como contraponto a resistência de alunas e professoras, manifestada na evasão e atribuição de fraco desempenho a causas alheias à própria vontade.


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Biografia do Autor

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Vale do Rio Verde

Doutora em Educação, professora do mestrado em educação da Universidade Vale do Rio Verde. Pesquisadora do GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação), FaE-UFMG.

Publicado
2012-01-16
Como Citar
Jinzenji, M. Y. (2012). <b>As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 169-197. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40828