<b>As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas</b>

  • Mônica Yumi Jinzenji Universidade Vale do Rio Verde

Resumen

Este artigo discute a organização da instrução pública em Minas Gerais no século XIX, com atenção especial às escolas de primeiras letras voltadas para meninas. Busca analisar a relação entre as determinações normativas e as apropriações realizadas por professoras, alunas, famílias e a comunidade, o que permite analisar as práticas escolares nesse processo de estabelecimento das escolas na província. Como em todo momento de mudanças, podem ser percebidas tensões; a rigidez do controle e da fiscalização que tinham como contraponto a resistência de alunas e professoras, manifestada na evasão e atribuição de fraco desempenho a causas alheias à própria vontade.


Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Vale do Rio Verde

Doutora em Educação, professora do mestrado em educação da Universidade Vale do Rio Verde. Pesquisadora do GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação), FaE-UFMG.

Publicado
2012-01-16
Cómo citar
Jinzenji, M. Y. (2012). <b>As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 169-197. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40828