Cartography of productions in History of Education in Graduate Programs in Education in the state of Pará (2005-2018)

Keywords: history of education, Pará, academic productions, Amazon

Abstract

This paper aimed to build a cartography about academic productions made on history of education in the State of Pará, which is based on the theses and dissertations of the graduate programs in education of UFPA and UEPA in the period 2005-2018. The cartography allowed to evaluate the advances in the scientific production relative to the history of education in the Amazon, as well as to identify gaps and challenges to the researchers of education of that region. The productions of theses and dissertations show significant productions in the field of history of education, even though there is no specific line or nucleus in the two graduate programs. At the end, we analyzed to what extent the two programs have contributed to the strengthening of research in History of Education.

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Author Biographies

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984) e graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (1986). É especialista em Educação e Problemas Regionais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1988). Fez Mestrado em Letras na área da Lingüística pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou Doutorado Sandwíche na Universidade de Évora - Portugal. É professora Associado IV da Universidade Federal do Pará. Tem desenvolvido estudos sobre a Historiografia da Infância na Amazônia, destacando as políticas higienistas no Pará para criação de instituições educativas para acolher, instruir e educar crianças desvalidas nos sécs. XIX e XX. Orienta trabalhos no Mestrado e Doutorado na área da História da Infância na Amazônia, História das Instituições e História da Educação no Pará, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. No ensino ministra disciplina sobre a História da Infância no Amazônia, Infância, Cultura e Educação e Análise do Discurso na perspectiva de Bakhtin. É pesquisadora da UFPA com publicações em livros e revistas nacionais e internacionais. Foi professora Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo, através do Programa de Qualificação Institucional (PQI-2007). É coordenadora do grupo de pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS).
Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade do Estado do Amapá, Macapá, AP, Brasil
Doutorando em EDUCAÇÃO na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (UFPA, 2016), Mestre em EDUCAÇÃO na modalidade sanduíche (UEPA/PUC-Rio, 2013), Especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO (UEPA, 2011), Graduado em Licenciatura Plena em PEDAGOGIA (UEPA, 2010) e Tecnologia em GESTÃO PÚBLICA (UNAMA, 2009). Atualmente atua como Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL). Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado a ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação). Pesquisa os temas: História da Educação na Amazônia, Ensino de História, Decolonialidade e Educomunicação.
Livia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
Licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Espc. em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); e Doutora em Ciências Sociais – Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Arte, Ética e Sociedade e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade, Juventude, Representações Sociais e Educação – GEPEJURSE. Professor substituto na Faculdade de Pedagogia, campus Castanhal (UFPA) no período de Jul./2016-Fev./2017). Professora Adjunta I no Instituto de Educação - UFPA, Faculdade de Pedagogia. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFPA).

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Published
2019-06-16
How to Cite
Alves, L. M. S. A., Nery, V. S. C., & Silva, L. S. da. (2019). Cartography of productions in History of Education in Graduate Programs in Education in the state of Pará (2005-2018). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e070. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47252
Section
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas